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Seguro de Vida Empresarial: o que é e como funciona

Reunião em uma empresa sobre o seguro de vida empresarial.

Durante o expediente de trabalho, os colaboradores de uma empresa podem sofrer acidentes no trabalho ou passar por alguma imprevisibilidade, como doenças. Com isso, surge a necessidade de fazer um seguro de vida empresarial. 

Com esse tipo de seguro, a empresa é possível proteger os funcionários sem imenso esforço financeiro e, ao mesmo tempo, dar tranquilidade familiar e ajudá-los a manter o foco na produtividade. 

Pensando nisso, a Correta Seguros trouxe um artigo trazendo um guia sobre o Seguro de Vida Empresarial e suas vantagens. Boa leitura! 

O que é o Seguro de Vida Empresarial

O seguro de vida empresarial é a cobertura contratada pela empresa, conhecida como estipulante, que visa proteger seus colaboradores durante suas atividades profissionais. Além disso, a cobertura pode ser extensível aos familiares, como filhos e cônjuge, neste caso a empresa que fica responsável pela definição das cláusulas contratuais bem como o processo para inclusão de um colaborador na apólice de seguros.

Dessa forma, caso ocorra algum incidente com o colaborador segurado, os beneficiários terão direito a uma indenização, que possibilitará arcar com as despesas por um período determinado. 

O requisito básico para o seguro de vida empresarial é que os profissionais estejam vinculados à empresa, seja como empregados, sócios ou executivos. Além disso, os  profissionais também devem constar no e-Social.

As coberturas podem variar de acordo com a apólice negociada pela empresa, porém as mais comuns são:

  • morte: natural e por acidente;
  • invalidez permanente: total ou parcial por acidente;
  • invalidez funcional ou laboral permanente total por enfermidade;
  • assistência ou auxílio funeral;
  • cesta básica.

Porém, a cobertura do seguro de vida empresarial pode variar de acordo com a organização. Por isso, é importante observar as cláusulas contratuais quais são as situações cobertas no ambiente de trabalho.

Qual o objetivo do Seguro de Vida Empresarial

O principal objetivo desse tipo de seguro é fornecer proteção financeira para os funcionários de uma empresa e suas famílias em caso de eventos adversos, como morte, invalidez ou doença grave. Com isso, ele ajuda a garantir que os beneficiários designados recebam um pagamento em caso de falecimento ou incapacidade do segurado. Isso pode ajudar a substituir a renda perdida e a enfrentar despesas inesperadas.

O seguro de vida empresarial pode ajudar a família do funcionário a manter sua estabilidade financeira e cumprir compromissos financeiros, como empréstimos, despesas médicas ou educação dos filhos, em caso de perda do provedor principal..

Como funciona o Seguro de Vida Empresarial?

Agora que você sabe o que é de fato o Seguro de Vida Empresarial e seu objetivo, é importante entender como ele funciona. Um primeiro passo é estabelecer quais são as necessidades, o tamanho e as possibilidades financeiras da organização. Por isso, ao realizar a contratação deve ser considerado o risco do ramo de atividade no qual a empresa atua. 

Geralmente, a vigência do contrato do Seguro de Vida Empresarial é de 12 meses, entretanto é possível optar por prazos maiores. Mas para a alteração da vigência padrão e outras questões contratuais devem ser tratadas com um corretor, que poderá adaptar as necessidades da organização. 

Por outro lado, o colaborador não tem nenhuma participação nisso, ou seja, é somente o beneficiário, aquele que receberá os valores caso algum sinistro aconteça. Como consequência, é a empresa que deve designar os seus beneficiários, ou seja, as pessoas que receberão os valores na ocorrência de sinistro.

Sobre os custos

Basicamente, o Seguro de Vida Empresarial pode ser oferecido em três modalidades de custo:

  • custeio integral por parte da empresa (não contributário);
  • custeio misto (contributário parcial);
  • custeio integral por parte do funcionário (contribuitário).

É obrigatório?

Respondendo a pergunta: não! A legislação brasileira não determina o seguro de vida empresarial como obrigatório. Porém, no ano de 2011, houve um projeto de lei (PL nº. 3007/2011) que visava tornar obrigatório a todas as pessoas jurídicas o oferecimento de um seguro de vida empresarial que tivesse, ao menos, cobertura em caso de morte. Porém, o projeto foi arquivado.

A Correta

Você já percebeu que a contratação de um seguro de vida empresarial é importante para assegurar a saúde dos colaboradores, além de ser um diferencial para os funcionários, já que a empresa demonstra a preocupação da empresa com a segurança e bem-estar dos seus profissionais e seus familiares. 

E a Correta oferece serviços de seguro empresarial. Ajudamos você e a sua família a enfrentarem situações delicadas e garantimos que os beneficiários estejam protegidos. Conheça as vantagens de contratar o seu seguro e entre em contato conosco! 

Caso tenha gostado do nosso conteúdo, não deixe de conferir nosso Blog e saber mais novidades. Até a próxima! 

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