Viajar com segurança e tranquilidade é essencial independente do destino. Nesse sentido, existem algumas opções que podem ser adotadas para propiciar isso. Uma excelente alternativa é contratar um seguro viagem, garantindo amparo em qualquer momento do passeio. Continue a leitura para entender como funciona esse tipo de seguro e como escolher o seu!
O que é um Seguro Viagem
Sabemos que imprevistos acontecem, e não ter auxílio quando se está longe de casa pode trazer muitas complicações. Por isso, existe o seguro viagem. Ele é voltado para atender as necessidades dos viajantes, por meio de assistência em relação a diversos tipos de situações emergenciais.
Esse tipo de seguro tem o objetivo de oferecer segurança a todo o momento e em qualquer lugar, durante todo o trajeto. Geralmente, ele é contratado para viagens internacionais, já que os planos de saúde utilizados no Brasil costumam ser inválidos no exterior.
Isso ocorre pois o seguro viagem permite o acesso a atendimento médico. Nesse sentido, ele funciona como um plano de saúde temporário, além de cobrir demais imprevistos que podem acontecer na viagem, como acidentes ou assaltos. Por isso, ele também possui utilidade para destinos nacionais, já que tais eventos ocorrem de forma inesperada.
O que o Seguro Viagem cobre?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o seguro viagem atua além de assistência médica ou ajuda com o extravio de bagagem, por exemplo. Na verdade, a assistência se dá desde a cobertura de remédios até o auxílio funeral. Confira os tipos de cobertura possíveis para esse tipo de seguro!
Coberturas obrigatórias
A assistência pode variar de acordo com o destino e o plano contratado. Mas, de modo geral, as coberturas obrigatórias em um seguro de viagem são:
- Assistência médica, hospitalar e odontológica;
- Acidentes pessoais;
- Traslado médico;
- Regresso sanitário;
- Morte em viagem;
- Traslado do corpo;
- Invalidez por acidente em viagem;
- Enfermidade súbita e aguda.
Coberturas facultativas
Além dos serviços essenciais, existem algumas coberturas incluídas no plano de forma opcional. São elas:
- Cancelamento ou interrupção da viagem;
- Indenização em caso de extravio de bagagem;
- Despesas com medicamentos;
- Despesas jurídicas;
- Auxílio funeral.
Cobertura para Bagagem
A bagagem é um dos itens mais importantes quando se trata de uma viagem. Afinal, ela contém tudo o que você decidiu trazer consigo. Por isso, muitos planos oferecem assistência em caso de roubo, furto, extravio ou danos causados à ela.
No caso do extravio, além da indenização, é possível ter a localização da bagagem. A cobertura pode variar de acordo com o plano escolhido, já que o ressarcimento do valor pode ser pago parcial ou totalmente pela seguradora. Dessa forma, opte pelo plano que melhor atender ao seu perfil e às suas necessidades.
Qual a diferença entre Seguro Viagem e Assistência de Viagem?
Basicamente, a grande diferença entre um seguro viagem e assistência de viagem está na forma de cobrança. Isso porque o seguro viagem opera por um sistema de reembolso. Dessa forma, os valores são de responsabilidade do viajante, para que depois sejam restituídos pelo contratante.
Nesse caso, é possível utilizar qualquer serviço, mesmo que ele não esteja inserido na rede de convênios do seguro. Basta atentar-se para a apresentação dos comprovantes de todas as despesas .
Por outro lado, na assistência de viagem, todos os custos são arcados diretamente com a seguradora. Assim, não são exigidos gastos por parte do segurado. Contudo, o atendimento deve ser feito em algum local conveniado ao seguro, o que de certa forma limita as opções.
Seguro de Viagem Internacional
O seguro de viagem internacional costuma ser priorizado em relação aos destinos nacionais. Em primeiro lugar, isso ocorre pois é uma exigência para a maioria dos países. Isso significa que, caso esse serviço não tenha sido contratado, não é permitido continuar a viagem.
No continente europeu, por exemplo, esse tipo de seguro é obrigatório em mais da metade dos países. Contudo, se a sua programação incluir a visita de mais de um país, não é preciso adquirir um seguro para cada um deles. Isso ocorre graças ao Tratado de Schengen, que permite o livre-trânsito entre os países do continente.
Os países que compõem esse acordo possuem algumas exigências, como a cobertura mínima de 30 mil euros para doenças ou acidentes. Por isso, é essencial contratar um seguro que siga essas regras caso o seu desejo seja viajar para a Europa.
Outros países do globo também exigem esse tipo de seguro, como Cuba e Venezuela. Nos Estados Unidos, isso não é uma obrigatoriedade, mas é extremamente recomendado, principalmente devido ao alto custo de serviços médicos.
As despesas relacionadas à saúde são a grande vantagem de acionar um seguro viagem, mesmo que não seja uma exigência do seu destino. Isso pois o custo relacionado a esse tipo de serviço tende a ser elevado na maioria dos países, ocasionando prejuízos aos viajantes.
Como a Correta te ajuda
A Correta Vitória é uma corretora de seguros consolidada no mercado capixaba, com 33 anos de prestação de serviços diferenciados e um atendimento de qualidade e credibilidade.
Aqui, contamos com uma equipe bem preparada para te auxiliar a encontrar a melhor opção para o seu tipo de viagem. Ainda garantimos nossa transparência e compromisso em todas as etapas, para que você tenha tranquilidade.
Por isso, se quiser contratar um seguro viagem com qualidade e confiança, entre em contato conosco! Não se esqueça também de acessar o nosso blog para conferir mais conteúdos como esse.